Somos apaixonados por balcões. Quando, ao chegarmos a um bar, avistamos um espacinho no balcão, é para lá que vamos. Talvez tenha sido por esse motivo que elegemos, em Paris, o L’avant Comptoir como um dos nossos botecos do peito. No coração de Saint Germain, nesse bar não há mais nada, só o balcão, onde já nos sentimos em casa.
Os dois balcões se tornaram points para franceses e turistas em busca de bons vinhos, comidinhas e bate papo
A novidade que já estava nos deixando ansiosos era a inauguração do caçula da rede de “Comptoirs” do famoso chef Yves Camdeborde: o L’avant Comptoir de la Mer, aberto no início deste ano. O primeiro empreendimento do chef que participou da modernização da cozinha francesa no fim do século 20 foi o restaurante Le Comptoir du Relais. Lá são encontrados os típicos pratos franceses, preços salgados e filas enormes.
Para dar conta de tanta gente esperando, foi inaugurado, em 2013, o L’avant Comptoir, focado em petiscos produzidos a partir da carne de porco. Seu objetivo de absorver e entreter com comidinhas e taças de vinhos as pessoas que estavam na fila para o restaurante foi além e o bar se tornou um point para franceses e turistas.
No horário do happy hour quem passa por lá pode se sentir intimidado a entrar, tamanha é a quantidade de gente espremida no corredor onde fica o balcão. Talvez para “diluir” esse movimento, foi inaugurado, coladinho ao L’avant Comptoir, o L’avant Comptoir de la Mer. O princípio é o mesmo: um corredor estreito e um balcão. É para encostar, papear, beber e beliscar.
As comidinhas aqui são feitas de frutos do mar. Há opções como bacalhau com purê de batata, ostras, salmão marinado e carpaccio de peixe, por exemplo. De resto, é tudo igual ao outro bar. Muitas opções de vinhos diferentes, que não se encontra em qualquer loja ou supermercado, muitos vinhos naturais, vendidos em taças ou em garrafas. Os preços das taças variam entre os 5 e os 9 euros. Bastaram 2 minutos para estarmos nos sentindo em casa também.
Afinal, já sabemos que o enorme pedaço de manteiga que está ao lado de uma cestinha de pão é comunitário. Sabemos também que podemos confiar nas indicações de vinhos dos atendentes, que sempre encontram alguma novidade para satisfazer o pedido, seja ele por um vinho mais leve, ou por um vinho mais encorpado. Sabemos que o cardápio está todo pendurado no teto, e que não tem erro, tudo é muito gostoso e com um quê de comida estrelada.
Também sabemos que é só pedir a caneta emprestada para deixar uma mensagem nos ladrilhos do bar. A nossa, seja num bar ou em outro, é desejando voltar à cidade e aos bares que nos fazem felizes.
O L’avant Comptoir de la Mer fica no 3, Rue de L’Odeon, em Saint-Germain des Prés.
0 Comentário